Autores


Prof. Dr. Maicon Gouvêa de Oliveira
Professor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Campus de Poços de Caldas-MG. Presidente do Instituto de Gestão do Desenvolvimento de Produtos (IGDP) - Biênio 2016-2017. Pesquisador em gestão da inovação e desenvolvimento de produtos. Membro do Grupo de Engenharia Integrada (GEI) e do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Doutorado Sanduíche em planejamento da inovação pela EESC-USP e Centre for Technology Management, Institute for Manufacturing (IFM) da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Graduado em Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos de Produtos,e Mestre em Engenharia de Produção na EESC-USP.


Dr. Jonathan Simões de Freitas
Gestor de projetos de P&D e pesquisador associado do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI), e do Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégia de Operações (NUME). Consultor do IEBT – Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica. Graduado em Engenharia de Produção, Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão nas áreas de estratégia, inovação e empreendedorismo em grandes organizações e em empresas nascentes de base tecnológica.


Prof. Dr. André Leme Fleury
Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Tem atuado principalmente com gestão de tecnologia em projetos de roadmapping, serviços tecnológicos, engenharia de software, comércio eletrônico e indicadores de desempenho. Graduação em Engenharia Mecânica de Produção pela Poli-USP, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Poli-USP, com período sanduíche no Centre for Technology Management, Institute for Manufacturing (IFM) da Universidade de Cambridge, Inglaterra..


Prof. Dr. Henrique Rozenfeld
Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Coautor do livro Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo, adotado como referência por várias empresas e instituições de ensino. Professor convidado em 1995 pelo WZL Aachen Alemanha e em 2003 pela Universidade de Missouri, Estados Unidos. Coordenador do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) e do Grupo de Engenharia Integrada (GEI).


Prof. Dr. Lin Chih Cheng

Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da UFMG. Possui doutorado em Gestão de Sistemas pela University of Lancaster, Inglaterra. Esteve em postos de administração como chefe de departamento e coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia de Produção da UFMG. Foi um dos fundadores do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produto (IGDP). Coautor do livro  QFD - Desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos.


Dr. Robert Phaal
Pesquisador Associado Sênior no Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Tem trabalhado com a gestão estratética de tecnologias e o desenvolvimento de métodos para a criação de estratégias tecnológicas e de inovação. Coautor de artigos e livros clássicos sobre a abordagem do roadmapping, tais como o T-Plan: fast start to technology roadmapping - planning your route to success.


Prof. Dr. David Probert
Diretor do Centre for Technology Management do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Possui mais de 15 anos de experiência na indústria alimentícia, têxtil e eletrônica antes de se tornar professor na Universidade de Cambridge. Coautor de artigos e livros clássicos sobre a abordagem do roadmapping, tais como o T-Plan: fast start to technology roadmapping - planning your route to success.