Roadmapping


O Roadmapping é uma abordagem estratégica que surgiu como resultado da necessidade de adquirir vantagem competitiva por meio do planejamento da inovação. No início era conhecido pelo nome Technology Roadmapping (TRM), porém com a generalização da sua utilização para produtos, serviços, processos e tecnologias, tem assumido a forma de Roadmapping. Seu grande diferencial está na utilização de uma arquitetura gráfica -  o Roadmap - que traz agilidade para o desenvolvimento de estratégias/planos e promove a integração e comunicação entre as partes interessadas. 


O gerenciamento das estratégias e planos de inovação é um fator crítico de sucesso para as organizações. O Roadmapping contribui diretamente com essa necessidade, pois integra as perspectivas relacionadas à inovação e cria um caminho estratégico que considera a evolução da inovação - passado, presente, curto/médio/longo prazo e visão. Apesar de existirem vários processos para a aplicação do Roadmapping, todos seguem os mesmos elementos que caracterizam a abordagem. Alguns desses elementos são mostrados nas figuras abaixo.