ROADMAPPING

Uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias

gallery/capa_livro1

O livro "Roadmapping  - Uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias" foi lançado em novembro de 2012 pelo Editora Campus-Elsevier, sendo pioneiro em trazer para a língua portuguesa informações sobre a abordagem do roadmapping.

 

​Com uma proposta inovadora e mundialmente inédita, este livro apresenta a abordagem do roadmapping para aqueles que ainda não a conhecem e gostariam de aplicá-la em sua organização, como também descreve processos e ferramentas que podem contribuir com a melhoria dos resultados daqueles que já utilizam a abordagem.

google

 

O livro inclui os seguintes capítulos:

Capítulo 1 – Introdução ao roadmapping

  • Conceitos sobre o roadmap e sua arquitetura
  • Os caminhos estratégicos no roadmapping
  • A matriz do roadmapping
  • A linguagem visual dos roadmaps
  • Os tipos de aplicação do roadmapping
  • Integração do roadmapping nos processos de negócio
  • O roadmapping no planejamento estratégico
  • O roadmapping no processo de inovação

Capítulo 2 – O processo de roadmapping

  • Os elementos dos processos de roadmapping (conjunto de atividades, Informações, Recursos humanos e físicos, Diretrizes do processo, Partes interessadas, Resultados)
  • Melhores práticas de roadmapping
  • Exemplos de processos de roadmapping (Motorola, Philips Electronics, Lucent Technologies, EIRMA, S-Plan, T-Plan)

​​Capítulo 3 – Roadmapping para a definição de estratégias de inovação

  • Processo exemplificado do S-Plan
  • Outros exemplos de aplicação do S-Plan

​Capítulo 4 – Roadmapping para o planejamento de produtos e tecnologia

  • Processo exemplificado do T-Plan
  • Outros exemplos de aplicação do T-Plan

Capítulo 5 – Enriquecendo o resultado do roadmapping

  • Ferramentas para aquisição de informações
  • Camada de Mercados/Negócios: Missão e Visão, SWOT, Modelo das 5 Forças, Voz do Cliente e Modelo de Kano
  • Camada de Produtos/Serviços: Gestão de Portfólio de Projetos, Planejamento de Plataformas de Produtos
  • Camada de Tecnologias/Recursos: Nível de Prontidão de Tecnologias, Valoração de Tecnologias, Mapeamento de Competências
  • Ferramentas para integração de informações: Matrizes de Correlação, PERT-CPM
  • Ferramentas para projeção de informações: Planejamento de Cenários, Estratégia do Oceano Azul, Inovação Aberta

 

 

preview

Tenha acesso à seções do livro de roadmapping no Google Books. Clique na imagem para acessar.

Autores

Clique na imagem para saiber mais sobre os professores atuantes em roadmapping e responsáveis pela elaboração do livro.

gallery/autores
gallery/capa_livro1

Livro