ROADMAPPING

Uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias

gallery/capa_livro1

Roadmapping

O Roadmapping é uma abordagem estratégica que surgiu da necessidade de planejar a inovação tecnológica. Em seus primórdios, era conhecido como Technology Roadmapping (TRM), porém com sua utilização para outros tipos de inovação, tem assumido o nome de Roadmapping. Seu grande diferencial é a utilização de uma arquitetura gráfica - o Roadmap - que traz agilidade para o desenvolvimento de estratégias e planos, e também promove a integração e comunicação entre os envolvidos com a inovação.

gallery/figuras-livro-1-2

​O gerenciamento dos planos e estratégias de inovação é crítico para o sucesso da organização. O Roadmapping contribui diretamente com essa necessidade, pois integra as perspectivas relacionadas à inovação e cria um caminho estratégico que considera a evolução da organização desde o presente até um futuro desejado.

Existem vários alternativas de processos para a aplicação do Roadmapping. Independente do processo escolhido, todos possuem elementos que os caracterizam como um Roadmapping. No livro são apresentados vários exemplos de processos e também um modelo que resume os principais elementos dos processos de roadmappping.

gallery/imagem3

Existem poucos exemplos de roadmapping disponíveis para consulta aberta. Uma das grandes dificuldades do compartilhamento de exemplos de roadmapping é sua característica estratégica, que inibe a divulgação pelas empresas. Ainda assim, alguma organizações, principalmente públicas têm divulgado alguns exemplos.

Roadmap Veículos Reino Unido
gallery/rusnano

Roadmap Veículos Reino Unido. Clique na imagem para mais informações.

Roadmap Rusnano. Clique na imagem para mais informações.