gallery/capa_livro1

ROADMAPPING

Uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias

Roadmapping

O Roadmapping é uma abordagem estratégica que surgiu da necessidade de planejar a inovação tecnológica. Em seus primórdios, era conhecido como Technology Roadmapping (TRM), porém com sua utilização para outros tipos de inovação, tem assumido o nome de Roadmapping. Seu grande diferencial é a utilização de uma arquitetura gráfica - o Roadmap - que traz agilidade para o desenvolvimento de estratégias e planos, e também promove a integração e comunicação entre os envolvidos com a inovação.

​O gerenciamento dos planos e estratégias de inovação é crítico para o sucesso da organização. O Roadmapping contribui diretamente com essa necessidade, pois integra as perspectivas relacionadas à inovação e cria um caminho estratégico que considera a evolução da organização desde o presente até um futuro desejado.

Existem vários alternativas de processos para a aplicação do Roadmapping. Independente do processo escolhido, todos possuem elementos que os caracterizam como um Roadmapping. No livro são apresentados vários exemplos de processos e também um modelo que resume os principais elementos dos processos de roadmappping.

Existem poucos exemplos de roadmapping disponíveis para consulta aberta. Uma das grandes dificuldades do compartilhamento de exemplos de roadmapping é sua característica estratégica, que inibe a divulgação pelas empresas. Ainda assim, alguma organizações, principalmente públicas têm divulgado alguns exemplos.

Roadmap Veículos Reino Unido

Roadmap Veículos Reino Unido. Clique na imagem para mais informações.

gallery/figuras-livro-1-2
gallery/imagem3
gallery/rusnano

Roadmap Rusnano. Clique na imagem para mais informações.